TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental é aberto oficialmente em Porto Alegre
   
     
 


26/09/2011

26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental é aberto oficialmente em Porto Alegre
Evento ocorre até 29 de setembro, no Centro de Eventos da FIERGS

A Presidente do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Ellen Martha Pritsche, e a Presidente da sessão gaúcha da ABES, Nanci Benigni, foram as anfitriãs da noite para receber os participantes do Congresso, aberto oficialmente neste domingo, em Porto Alegre. O evento, que ocorre até o dia 29 de setembro, no Centro de Eventos da FIERGS, propõe inúmeros painéis que vão tratar de questões relacionadas ao saneamento, abastecimento de água, drenagem e administração dos recursos hídricos.

A presidente da ABES, Cassilda Teixeira de Carvalho, lembrou que a ideia do congresso é promover o intercâmbio de conhecimento tecnológico, científico e também cultural, contribuindo para a otimização dos recursos investidos no setor. “O Congresso tem um importante papel no setor. Ou seja, e necessário inovarmos tanto na contratação quanto na gestão dos processos da área”, afirmou Cassilda.

O Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Leodegar Tiscoski representando o Ministério das Cidades do Governo Federal, registrou que o Congresso ajudará a atingir as metas aperfeiçoando o trabalho e profissionais do setor. Também falou sobre investimentos do PAC 2, no qual foi injetado 415 milhões de reias para 2011 até 2014. Para os próximos 20 anos será um total de 425 bilhões de reais investidos.

Também estiveram presentes no evento o Representante do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduque - o Secretário de Habitação e Saneamento do Estado do Rio Grande do Sul, Marcel Frison - o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do RS, Adão Vilaverde e o Diretor Geral do DEMAE, Flávio Presser, representando o Prefeito de Porto Alegre.

Excelência em Gestão 

A falta de saneamento ainda atinge, direta ou indiretamente, 700 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo a presidente seção gaúcha da ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, entidade promotora do evento, Nanci Benigni Giugno, é necessário gerar soluções para esta parcela da população e para a preservação do meio ambiente. “Enquanto pessoas sofrem com a falta de água e esgoto em alguns lugares do Brasil, em outros estamos habituados a um desperdício quase criminoso. E isto só se muda se mudarmos o pensamento e a forma de agir, que são questões culturais”, defende.

Por isto, o tema central do Congresso foca na “excelência da gestão como caminho para a universalização”. Painéis e expositores vão apresentar as últimas tecnologias e soluções nas áreas de abastecimento, esgoto, drenagem e resíduos sólidos, além de evidenciar a necessidade de investimentos em outras áreas como saúde e educação. O evento também deve evidenciar um excelente momento para tomada de decisões de governos municipais, estadual e nacional. “Muito se deixou de fazer no passado sob as mais diversas alegações, desde a discussão das melhores alternativas tecnológicas, falta de recursos frente a outras prioridades. Os problemas não foram sendo enfrentados de forma a acompanhar o crescimento desordenado das grandes cidades. Existem sim caminhos tanto de correção para os problemas existentes, como de ações preventivas ao surgimento de novas crises sócio-ambientais”, explicaa presidente da ABES/RS
 

A programação completa do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental está disponível no site da ABES (www.abes-dn.org.br).

Sobre a Fitabes

Maior evento de saneamento ambiental da América Latina, a Fitabes 2011 – IX Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, além de alinhar Porto Alegre com uma das principais pautas do planeta, a sustentabilidade, irá atrair visitantes das diversas regiões do país.

Promovida pela Fagga | GL exhibitions, a feira conta com 265 expositores dos segmentos de: água, esgoto, resíduos sólidos, equipamentos, controle e proteção ambiental. A expectativa é que aproximadamente 9 mil pessoas cheguem à cidade para participar da Fitabes, sendo 40% oriundos da região sul. Saiba mais sobre a feira, acesse o site: www.fitabes.com.br.

Sobre o Congresso

Considerado pelo setor o maior evento de sane¬amento da América Latina e um dos três mais importantes do mundo, o 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sani¬tária e Ambiental vai receber cerca de 5 mil pessoas na capital gaúcha, de 25 a 29 de setembro de 2011.

Tendo como tema principal o “Saneamento Ambiental: a exce¬lência da gestão como caminho para a uni¬versalização”, durante cinco dias, profissionais e técnicos do setor participarão de mais de 20 painéis, reuniões de diálogo setorial, mesas redondas, visitas técnicas, seminários e de um grande fórum sobre “Política Nacional de Resíduos Sólidos”.

Fonte: Imprensa
Autor: Fernando Antunes
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 









































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       
Rua Dr. Flores n. 263, conjunto 1101
CEP: 90020-122 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3321.3535 / 9997.3535
appel@consumidorrs.com.br