TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE FEDC - RS NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Com os filhos
   
     
 


08/05/2015

Com os filhos
Artigo da escritora e palestrante Alice Schuch

Ser mãe é estar em desafio diário na rotina moderna. É para heroínas, já que as mulheres – normais, comumente caem em frustrações e até depressão por, na conversa íntima com seus egos, acharem que não dão conta do recado.

E não é por menos. Cuidar dos filhos exige cuidado, atenção, responsabilidade, tempo. Mas tudo isso na medida correta. Extrapolar na desculpa de precisar cuidar dos filhos não nos convém, é um tiro no pé, nos infantiliza. Cuidar é amar, contudo, de forma equilibrada, pois os filhos crescem e o nosso projeto de vida fica tardio. Depois são eles próprios, os filhos, que se decepcionam.

Os filhos não são eternos parceiros. Entendido isso, como mãe tornamos eles fortes e independentes em seus projetos de vida.

O pai não tem acesso direto aos filhos, a condução da relação é da mãe. Temos o controle de toda a problemática familiar, o que nos dá méritos na boa intenção, mas também cansa. O controle é nosso, e temos ele por sermos a primeira referência adulta da criança que chega. Então cuidado: frases como “olha que eu conto para o teu pai” ou “deixa que eu me entendo com ele” não nos convém. Queixas de cansaço feitas ao esposo também não nos convém. Pesa. O que nos alivia e o que nos convém são as relações verdadeiramente igualitárias.

O contato com os filhos, as brincadeiras, a troca de experiências e emoções no ambiente familiar é fundamental para praticar a autoconfiança. Nessa relação, por estarem em formação, tendem a chantagear com sorrisos e carinhos. Ganham-nos como mães, mas atenção: podem dificultar o nosso papel de educadoras.

Por outro lado, se racionais e firmes em nosso projeto de vida como mulher, única, inteligente e independente desde o começo, o projeto de vida como mãe se desenvolve naturalmente na mesma energia. Então conseguimos amenizar os conflitos e propagar segurança. Segurança e valores formam a base familiar. São certamente sinônimos de amor.

Fonte: WH
Autor: Alice Schuch
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 



































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       
Rua Dr. Flores n. 263, conjunto 1101
CEP: 90020-122 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3321.3535 / 9997.3535
appel@consumidorrs.com.br