TV CONSUMIDOR TVU ONLINE FEDC - RS NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
O lado responsável do presente do Dia das Crianças
   
     
 


03/10/2017

O lado responsável do presente do Dia das Crianças
Se para criança, o 12 de Outubro é só festa, pais têm a missão de serem conscientes na aquisição dos presentes

A alegria de uma criança ao abrir uma embalagem de presente é quase indescritível. No entanto, se para os pequenos esse momento é apenas de empolgação, os adultos cumprem um papel importante. Comprar o brinquedo correto e com segurança é fundamental. O alerta é da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul que recomenda alguns cuidados às mamães e papais.

- Um cuidado importante é a evitar a aspiração já que criança costuma levar tudo para boca. A peça pode ser deglutida e ir para o esôfago. Se é aspirado, vai para a árvore respiratória. Quando vai para via aérea da criança há um risco de sufocamento ou pneumonia. Então, todos brinquedos que possuem partes pequenas exigem uma atenção redobrada. Há no mercado, por exemplo, uma coleção de bonecas em miniaturas com acessórios que precisam ser muito observadas. Convém reforçar a orientação para que os pais ou responsávei estejam sempre atentos à idade indicada para cada brinquedo - afirma a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Cristina Targa Ferreira.

Outro item a ser observado são as baterias ou pilhas presentes em diversos brinquedos eletrônicos. Em caso recente, ocorrido no Rio Grande do Sul, uma criança engoliu uma bateria, sendo submetida imediatamente a uma endoscopia para imediata retirada do elemento. Nesse caso, não houve agravamento do quadro de saúde, mas o acidente serve de alerta.

- Há um risco muito grande de queimadura no tubo digestivo e, nesse caso, é preciso uma endoscopia para fazer a retirada. Moedas, pilhas e baterias representam sempre um risco que pode causar muitos problemas. O Spinner é indicado só para crianças maiores de seis anos, e mesmo assim, recomenda-se sempre que elas estejam brincando sob a supervisão de alguém – completa Cristina.

Para qualquer brinquedo eletrônico é importante observar o Selo do Inmetro. O correto é que exista uma trava com parafuso no dispositivo de pilhas ou baterias, e não apenas o encaixe para abertura do compartimento.

Fonte: Play Press
Autor: Marcelo Matusiak
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 




































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       
Rua Dr. Flores n. 263, conjunto 1101
CEP: 90020-122 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3321.3535 / 9997.3535
appel@consumidorrs.com.br