TV CONSUMIDOR TVU ONLINE FEDC - RS NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Porto Alegre é a cidade com maior incidência de câncer de mama no Brasil
   
     
 


23/10/2017

Porto Alegre é a cidade com maior incidência de câncer de mama no Brasil
Assunto foi debatido durante a palestra Outubro Rosa, do Ciclo de Palestras promovido pela AMRIGS

Os avanços no tratamento do câncer de mama nas últimas décadas fez com que as mulheres sofressem menos do que há alguns anos. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - RS (SBM-RS), Maria Ângela Alexandretti, essas mudanças são fundamentais para que as mulheres consigam uma recuperação mais rápida e com menos mutilações. A mastologista abordou o tema durante a palestra Outubro Rosa, promovida pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). O evento ocorreu no Centro de Eventos AMRIGS na quinta-feira (19/10).

- Os processos avançaram significativamente e, atualmente, existe maior preocupação com a diminuição da mutilação na mulher. Também chamamos atenção para a melhoria no acesso ao tratamento, mas isso ainda deve melhorar, para que a paciente que tenha o diagnóstico consiga obter o acompanhamento necessário até a reconstrução mamária. No Brasil, são cerca de sessenta mil novos casos de câncer de mama por ano, com aproximadamente quinze mil mortes – aponta Maria Ângela.

Segundo a palestrante, em Porto Alegre são cerca de 1.200 novos casos por ano. A capital gaúcha é a cidade com maior incidência da doença no país.

- A prevenção mais eficaz é o diagnóstico precoce. A campanha “Outubro Rosa” é uma aliada, pois muitas mulheres recebem orientações sobre a importância do diagnóstico e procuram seu médico para os exames – salienta.

Focando na melhoraria da recuperação e da autoestima da mulher que está se recuperando do câncer de mama, a reconstrução mamária também foi assunto desta edição do Ciclo de Palestras.

- Quando começamos a trabalhar na reconstrução mamária após a operação para a retirada do tumor, em 1988, ainda se debatia sobre a importância dessa cirurgia. Hoje, conseguimos desmistificar detalhes que não conseguíamos explicar naquele momento. Percebemos que as mulheres conseguem elevar a autoestima mais facilmente com esta reconstrução, além de ajudar no fortalecimento do psicológico de quem está passando por um tratamento – relata o cirurgião plástico, Léo Francisco Doncatto.

O Ciclo de Palestras da AMRIGS integra a campanha institucional “Saúde Preventiva: Pratique essa ideia!”. Para os próximos meses estão previstas as edições do Novembro Azul, com um painel sobre câncer de próstata e de pele, e o Dezembro Laranja, alertando para psicodermatoses e uma edição extra sobre comportamento suicida. 

Fonte: Play Press
Autor: Mariana da Rosa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Mariana da Rosa


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 




































 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       
Rua Dr. Flores n. 263, conjunto 1101
CEP: 90020-122 - Porto Alegre/RS
+55 (51) 3321.3535 / 9997.3535
appel@consumidorrs.com.br