TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Teatro Museu do Trabalho reabre em Porto Alegre
   
     
 


30/06/2022

Teatro Museu do Trabalho reabre em Porto Alegre
Musical Infantil Aladdin, da Cia. Ronald Radde, estreia temporada no dia 10 de julho, às 16h, sempre aos domingos

Ao longo de 49 anos, a Cia. Teatro Novo formou plateia e encantou famílias inteiras. O legado do dramaturgo e diretor Ronald Radde, fundador da companhia e falecido em 2016, é tão rico e vivo que ganha um novo capítulo. É a Cia. Ronald Radde, voltada para o público infanto-juvenil e dirigida por sua filha Karen Radde e pelo ator Vinicius Mello, que estreia a primeira montagem no Teatro Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230, Centro Histórico), fechado para o público desde 2019 e a primeira sede do grupo teatral de Ronald. O espetáculo Aladdin estará em cartaz de 10 de julho a 23 de outubro, sempre aos domingos, às 16h. Ingressos ao valor de R$ 50,00. 

“É um sentimento de superação. Depois do falecimento do pai, do fechamento do Teatro Novo e da pandemia, que cancelou o espetáculo Aladdin a uma semana da estreia em março de 2020, conseguimos dar a volta por cima dois anos depois e retornar com a magia, o encanto e a alegria do teatro infantil, mantendo vivo o legado do meu pai”, afirma a diretora Karen Radde.  A história de Aladdin será recriada em um musical de uma hora de duração com canções autorais, compostas por Jennifer Franco e Thomas Picinini, coreografias pensadas pelo bailarino e coreógrafo Mauricio Miranda, figurinos coloridos, assinados pelo renomado estilista e figurinista Daniel Lion, diversos cenários, criados por Diane Sbardelotto e o cenógrafo Rodrigo Lopes, e efeitos especiais, que farão personagens voarem em cena.  No elenco, que tem Vinicius Mello e Jennifer Franco como Aladdin e Princesa Jasmin, há nomes de peso do teatro local como Evandro Soldatelli, que interpreta o Gênio, e Caio Prates, que faz o Sultão. Adriano Cescani (Jafar), Yuri Niederaurer (Guarda Rachid e Tapete) e Manu Goulart (Abu) completam o casting. 

“Fizemos uma pesquisa muito grande porque não vamos contar apenas uma história romântica de um menino pobre que sonha em ser príncipe. Queremos contar a trajetória de um menino pobre, sim, mas batalhador e lutador por seus sonhos. Depois de enfrentarmos a pandemia, que ainda não acabou, esse texto é muito real. Afinal, todo mundo teve de repensar a vida durante pandemia e os sonhos ficaram ainda mais fortes em nós”, afirma Vinicius Mello, diretor da companhia e ator que interpretará Aladdin. No clássico, um jovem pobre descobre uma lâmpada mágica, com um gênio que pode lhe conceder desejos. Agora o rapaz quer conquistar a moça por quem se apaixonou, mas o que ele não sabe é que a jovem é uma princesa. Agora, com a ajuda do gênio, ele tenta se passar por um príncipe para conquistar o amor da moça e a confiança de seu pai. “Meu pai sempre sonhou em montar a peça e, agora, estreamos um texto que ele sempre quis, na companhia que leva o nome dele e num teatro onde tudo começou", fala Karen. 

Teatro do Museu do Trabalho

A escolha pelo Teatro do Museu do Trabalho é uma volta ao passado, já que o local foi a primeira sede da Cia. Teatro Novo, em 1986, antes de ir para a Sala Carmen Silva, do Teatro Novo DC Navegantes. “O mais curioso que, assim como o Radde, que ergueu tudo do zero, sem nenhum investimento público, seguimos (Eu e a Karen) os mesmos passos. Passos que não são fáceis, já que nós estamos colocando a mão na massa literalmente, erguendo o teatro, mexendo no cimento, pintando, com ajuda de amigos e atores da companhia. Há meses trabalhamos de domingo a domingo para deixar tudo pronto”, conta Mello. Para Karen, um retorno que emociona. “Nestas paredes meu pai começou o sonho dele de fundar uma companhia que foi a mais antiga do Brasil em atividades ininterruptas. Agora, recomeço a minha história justamente onde tudo começou”, diz Karen. 

Em 2020, no auge da pandemia, as madeiras do palco do Teatro Novo, que formavam o palco do Teatro do Museu do Trabalho, tiveram de ser vendidas para o pagamento de dívidas feitas com as obras e com o espetáculo e que não puderam, na época, serem pagas devido a suspensão das atividades culturais por conta da COVID-19. Hoje, depois das melhorias, o local recebeu cadeiras na plateia (antes era uma arquibancada) com 170 lugares, carpetes no piso, um camarim reformado e um palco novo. As sobras da madeira do palco do Teatro Novo, que não foram vendidas, foram usadas para formar a parede do palco. 

Oficinas e Escolas

Além disso, a companhia teatral já está com cronogramas para oficinas teatrais para crianças e adolescentes. Outra novidade será a volta do projeto A Escola Vai ao Teatro, com apresentações para estudantes do ensino fundamental. Informações pelo telefone 51.986552104. 

FICHA TÉCNICA

Direção - Karen Radde

Figurinos - Daniel Lion

Composições e Trilha Sonora - Thomas Picinini e Jennifer Franco

Coreografias - Mauricio Miranda

Concepção de cenografia -  Diane Sbardelotto e o cenógrafo Rodrigo Lopes

Confecção de cenografia -  Diane Sbardelotto

Artista Gráfico - Daniel Anillo

Produção - Cia Ronald Radde

Produção Executiva - Vinicius Mello

Maquiagem: Renata Bregagnol

Fotografia: Rogério Fernandes

Assessoria de Imprensa: Adriano Cescani

SERVIÇO

O QUE: ALADDIN

DATA:  Temporada de 10 de julho a 23 de outubro

HORÁRIO:  Sempre aos domingos às 16h  

LOCAL:  Teatro Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230, Centro Histórico)

Informações: 51.9107-2473/51.93288796 

INGRESSOS:

Valor: R$ 50,00 

- SYMPLA

https://www.sympla.com.br/espetaculo-teatral-aladdin__1631772 

- No teatro, ponto de venda física: apenas 2h antes do evento 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Adriano Cescani – jornalista
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Aladdin. Crédito Rogério Fernandes


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     



     
   
     
   
     
 




























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br